Editorial

Um espaço criado para a publicação dos melhores momentos dos aprendizes do SENAC Santana, o blog “é culpa do aprendiz!” veio com tudo em 2013, mostrando os projetos e eventos criados pelos adolescentes ao longo do Programa Aprendizagem. - Nós, Docentes do Programa, temos sempre o objetivo de dar significado a tudo aquilo em que apresentamos em nossas aulas e os alunos, na grande maioria das vezes, vão muito além do esperado, colocando, da melhor forma possível, em prática, tudo aquilo que aprenderam. - Muitos eventos e Projetos, sob orientação dos Docentes, foram realizados pelos aprendizes, eventos e projetos estes que surpreenderam a todos nós, pela grandiosidade, empenho e dedicação dos jovens. E será neste espaço que iremos apresenta-los. Nós, Docentes do Programa, temos sempre o objetivo de dar significado a tudo aquilo em que apresentamos em nossas aulas e os alunos, na grande maioria das vezes, vão muito além do esperado, colocando, da melhor forma possível, em prática, tudo aquilo que aprenderam. Somos um blog que temos a ideia de divulgar trabalhos ricos de nossos jovens aprendizes, motivar a leitura e criar um espaço onde nossos jovens também possam escrever. Fiquem por dentro e uma ótima leitura!!!! Juliane Ccossegian - Docente Coordenadora

domingo, 4 de agosto de 2013

Cultura de Paz - Projeto "A paz que eu Vejo"


Cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida que se baseiam, entre outros, no respeito à vida, ao ser humano e à sua dignidade; no combate à violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; e na adesão aos princípios da liberdade, justiça, solidariedade e tolerância, buscando a compreensão entre os povos, entre as comunidades e entre as pessoas. Com base nisto as turma de aprendizes entraram no projeto "A paz que eu vejo", no qual eles tirarão fotos do que representa a paz para eles. As fotos serão selecionadas e as 30 fotos que mais representam a paz participara de uma exposição itinerante que começará no Senac Santana e passará pelo Senac Tiradentes.



Para fotografar a paz, eles utilizarão como base os princípios da cultura de paz  que foi listado em 1998, quando da celebração dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um grupo de ganhadores do Prêmio Nobel da Paz redigiu o “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não violência”.

1. Respeitar a vida:
Respeitar a vida e a dignidade de qualquer pessoa sem discriminar ou prejudicar.
2. Rejeitar a violência:
Praticar a não violência ativa, repelindo a violência em todas as suas formas: física, social, psicológica, econômica, particularmente diante dos mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
3. Ser generoso:
Compartilhar meu tempo e meus recursos materiais cultivando a generosidade, para acabar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica.
4. Ouvir para compreender:
Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem a maledicência e ao rechaço ao próximo.
5. Preservar o planeta:
Promover o consumo responsável, e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
6. Redescobrir a solidariedade:
Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, para criar novas formas de solidariedade.